SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Construções e desconstruções epistemetodológicas de/em uma pesquisa participante - um fazer coletivo com o povo Laklãnõ/XoklengHabilidades sociais educativas de professores universitários: proposta de um quadro conceitual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

NASCIMENTO, Cristiane Aparecida Silva; LOPES JUNIOR, Jair  e  MANZONI, Rosa Maria Manzoni. O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270095.  Epub 27-Set-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270095.

O baixo índice de desempenho em leitura, diagnosticado em avalições externas, evidencia lacunas no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa, em nível de mestrado, desenvolvida numa 1ª série do ensino médio, em escola pública paulista, teve por objetivo investigar metodologias para a formação do leitor literário. Por meio de pesquisa participante, a pesquisadora/professora fez a decomposição de três habilidades relacionadas à compreensão do texto literário, identificadas com maior incidência de erros no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo/2018, e desenvolveu uma unidade de ensino constituída de produções escritas e artísticas, vídeo fórum, provas e autoavaliação, conforme as etapas do método recepcional. Os resultados demonstraram que a unidade de ensino mediou aprendizagens e transformações no horizonte de expectativa dos alunos, em relação à fruição e à compreensão de textos literários, que passaram a se posicionar criticamente e desenvolveram uma relação mais consciente com a literatura e a vida.

Palavras-chave : método recepcional; decomposição de habilidades; leitor literário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )