SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27THE POEM AND THE TRANSFORMATION OF THE HORIZON OF EXPECTATION: THE TRAINING OF THE LITERARY READERPedagogical neo-ruralism: the training of field workers in the Brazilian neo-developmental project (2001–2016) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SANTOS, Joene Vieira. Habilidades sociais educativas de professores universitários: proposta de um quadro conceitual. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270089.  Epub Sep 30, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270089.

A qualidade da relação professor-aluno, no contexto da educação superior, é importante em função do seu impacto no processo de aprendizagem e de adaptação ao ensino superior, das mudanças no perfil dos estudantes universitários e no paradigma de atuação docente e da responsabilidade social da universidade. A partir da literatura sobre fatores que interferem na relação professor-aluno no ensino superior, do campo teórico-prático das habilidades sociais e de dados empíricos sobre os comportamentos sociais apresentados por professores universitários na interação com seus alunos, o presente estudo apresenta um quadro conceitual sobre o desempenho do professor na interação com seus alunos no contexto da educação superior. A estrutura proposta envolve (a) variáveis relevantes no contexto no qual o desempenho ocorre, (b) possíveis padrões comportamentais apresentados pelo professor na interação com os alunos e (c) as consequências que cada um desses padrões pode produzir à aprendizagem do aluno e à própria relação.

Keywords : educação superior; relação professor-aluno; habilidades sociais educativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )