SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27EL POEMA Y LA TRANSFORMACIÓN DEL HORIZONTE DE EXPECTATIVAS: LA FORMACIÓN DEL LECTOR LITERARIONEORRURALISMO PEDAGÓGICO: LA FORMACIÓN DE LOS TRABAJADORES DEL CAMPO EN EL PROYECTO NEODESARROLLISTA BRASILEÑO (2001-2016) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SANTOS, Joene Vieira. Habilidades sociais educativas de professores universitários: proposta de um quadro conceitual. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270089.  Epub 30-Sep-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270089.

A qualidade da relação professor-aluno, no contexto da educação superior, é importante em função do seu impacto no processo de aprendizagem e de adaptação ao ensino superior, das mudanças no perfil dos estudantes universitários e no paradigma de atuação docente e da responsabilidade social da universidade. A partir da literatura sobre fatores que interferem na relação professor-aluno no ensino superior, do campo teórico-prático das habilidades sociais e de dados empíricos sobre os comportamentos sociais apresentados por professores universitários na interação com seus alunos, o presente estudo apresenta um quadro conceitual sobre o desempenho do professor na interação com seus alunos no contexto da educação superior. A estrutura proposta envolve (a) variáveis relevantes no contexto no qual o desempenho ocorre, (b) possíveis padrões comportamentais apresentados pelo professor na interação com os alunos e (c) as consequências que cada um desses padrões pode produzir à aprendizagem do aluno e à própria relação.

Palabras clave : educação superior; relação professor-aluno; habilidades sociais educativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )