SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literárioNeoruralismo pedagógico: a formação dos trabalhadores do campo no projeto neodesenvolvimentista brasileiro (2001–2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SANTOS, Joene Vieira. Habilidades sociais educativas de professores universitários: proposta de um quadro conceitual. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270089.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270089.

A qualidade da relação professor-aluno, no contexto da educação superior, é importante em função do seu impacto no processo de aprendizagem e de adaptação ao ensino superior, das mudanças no perfil dos estudantes universitários e no paradigma de atuação docente e da responsabilidade social da universidade. A partir da literatura sobre fatores que interferem na relação professor-aluno no ensino superior, do campo teórico-prático das habilidades sociais e de dados empíricos sobre os comportamentos sociais apresentados por professores universitários na interação com seus alunos, o presente estudo apresenta um quadro conceitual sobre o desempenho do professor na interação com seus alunos no contexto da educação superior. A estrutura proposta envolve (a) variáveis relevantes no contexto no qual o desempenho ocorre, (b) possíveis padrões comportamentais apresentados pelo professor na interação com os alunos e (c) as consequências que cada um desses padrões pode produzir à aprendizagem do aluno e à própria relação.

Palavras-chave : educação superior; relação professor-aluno; habilidades sociais educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )