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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

OLIVEIRA, Fernando Bonadia de. Paulo Freire: os velhos e os novos temas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270102.  Epub 11-Nov-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270102.

Em Educação como prática da liberdade (1965), Paulo Freire define o Brasil da primeira metade dos anos 1960 como uma sociedade em transição na qual velhos temas se esvaziavam e novos temas surgiam. O golpe de 1964 e seus desdobramentos levaram a um recuo na transição e, ao invés de novos temas continuarem a surgir, velhos temas voltaram a estar em destaque com nova aparência, impedindo a passagem do país de uma sociedade fechada a uma sociedade aberta. Este artigo, um estudo de Filosofia da Educação Brasileira, pretende resgatar a análise freiriana dos velhos e dos novos temas, buscando entender como a transição brasileira determinou certas tarefas para a educação e como o presente, ainda à espera da constituição de uma sociedade aberta, requer também novas tarefas educativas.

Palavras-chave : golpe de 1964; educação brasileira; Paulo Freire (1921-1997).

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