SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27PAULO FREIRE: THE OLD AND THE NEW THEMESTHE BOLSA FAMÍLIA PROGRAM AND EDUCATIONAL CONDITIONALITY: AN ANALYSIS OF SCHOOL PERFORMANCE OF STUDENTS UNDER POVERTY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SOUSA, Fagner Freires de; ALVES, Charles Alberto de Souza  and  BENTO, Rodolpho Claret. Contribuições da alternância pedagógica para a formação profissional de técnicos em agropecuária do Instituto Federal do Pará, Campus Cametá. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270103.  Epub Nov 11, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270103.

O presente artigo analisou as contribuições da alternância pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva de docentes e discentes, por meio da experiência de implantação do curso Técnico subsequente em Agropecuária em regime de alternância pedagógica do Instituto Federal do Pará, Campus Cametá. A pesquisa consistiu em pesquisa-ação e valeu-se de ferramentas, como análise documental, aplicação de questionários semiestruturados e observação participante em diferentes momentos do processo de condução do curso. Os resultados demonstraram que, para os docentes, as principais contribuições atribuídas à alternância são a possibilidade de uma formação contextualizada com a realidade local e o estreitamento da relação teoria-prática propiciada pela articulação entre tempo-escola e tempo-comunidade. Os discentes destacaram a maior motivação gerada pela alternância, por possibilitar-lhes ver-se como profissionais ainda durante a formação.

Keywords : formação por alternância; prática pedagógica; educação do campo; agroecologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )