SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27PAULO FREIRE: LOS VIEJOS Y LOS NUEVOS TEMASEL PROGRAMA BOLSA FAMILIA Y LA CONDICIONALIDAD EDUCATIVA: UN ANÁLISIS DEL DESEMPEÑO ESCOLAR DE ESTUDIANTES EN POBREZA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SOUSA, Fagner Freires de; ALVES, Charles Alberto de Souza  y  BENTO, Rodolpho Claret. Contribuições da alternância pedagógica para a formação profissional de técnicos em agropecuária do Instituto Federal do Pará, Campus Cametá. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270103.  Epub 11-Nov-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270103.

O presente artigo analisou as contribuições da alternância pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva de docentes e discentes, por meio da experiência de implantação do curso Técnico subsequente em Agropecuária em regime de alternância pedagógica do Instituto Federal do Pará, Campus Cametá. A pesquisa consistiu em pesquisa-ação e valeu-se de ferramentas, como análise documental, aplicação de questionários semiestruturados e observação participante em diferentes momentos do processo de condução do curso. Os resultados demonstraram que, para os docentes, as principais contribuições atribuídas à alternância são a possibilidade de uma formação contextualizada com a realidade local e o estreitamento da relação teoria-prática propiciada pela articulação entre tempo-escola e tempo-comunidade. Os discentes destacaram a maior motivação gerada pela alternância, por possibilitar-lhes ver-se como profissionais ainda durante a formação.

Palabras clave : formação por alternância; prática pedagógica; educação do campo; agroecologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )