SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27CONTRIBUCIONES DE LA ALTERNANCIA PEDAGóGICA A LA FORMACIóN PROFESIONAL DE TéCNICOS EN AGRICULTURA DEL INSTITUTO FEDERAL DO PARá, CAMPUS CAMETáLAS BIBLIOTECAS EN LA INSTRUCCIÓN PÚBLICA EN EL MARANHÃO IMPERIO: LIBROS, LECTURAS Y LECTORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MARTINS, Bárbara Amaral  y  RUCKERT, Fabiano Quadros. O Programa Bolsa Família e a condicionalidade educacional: uma análise do desempenho escolar de estudantes em situação de pobreza. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270101.  Epub 11-Nov-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270101.

Ao identificar uma lacuna na produção científica referente a pesquisas que tratem do desempenho escolar dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e da opinião destes sobre o programa, realizou-se um estudo focado no desempenho de estudantes do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. O estudo explorou as percepções formuladas por estudantes — beneficiários e não beneficiários — a respeito do programa e do desempenho que alcançaram no transcurso do processo de escolarização. Parte dos dados analisados foi coletada por meio de dois questionários respondidos pelos estudantes, e outra parte procede dos históricos escolares consultados. O cruzamento de dados e o uso da estatística possibilitaram comparar o desempenho escolar de beneficiários com o de não beneficiários. Os resultados indicaram pouca diferença entre os dois subgrupos e ressaltaram o impacto positivo do PBF na escolarização dos estudantes beneficiados.

Palabras clave : desempenho escolar; Programa Bolsa Família; ensino médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )