SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27THE BOLSA FAMÍLIA PROGRAM AND EDUCATIONAL CONDITIONALITY: AN ANALYSIS OF SCHOOL PERFORMANCE OF STUDENTS UNDER POVERTYRemote teaching as a compulsory alternative: public school under threat? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez. As bibliotecas na Instrução Pública no Maranhão Império: livros, leituras e leitores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270035.  Epub Nov 11, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270035.

Neste artigo, descrevem-se as bibliotecas maranhenses no período imperial como espaços de sociabilidade segundo sua natureza, função e projeção, analisando-se o seu papel na instrução pública na província do Maranhão. Identificam-se e comparam-se estratégias em uso pelo Gabinete Português de Leitura, pela Biblioteca Pública Provincial e pela Biblioteca Popular Maranhense para a sua instauração, funcionamento e acesso, que estimularam a formação de leitores e práticas de leituras distintas em públicos-alvo diferenciados. Utiliza-se a história cultural como abordagem teórico-metodológica, cruzando-se diferentes fontes: relatórios/ofícios dos presidentes da província e dos inspetores da instrução pública, leis e regulamentos da instrução, livros de minutas, a imprensa local e a literatura regional.

Keywords : história das bibliotecas; práticas leitoras; instrução pública; Maranhão Império.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )