SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27EL PROGRAMA BOLSA FAMILIA Y LA CONDICIONALIDAD EDUCATIVA: UN ANÁLISIS DEL DESEMPEÑO ESCOLAR DE ESTUDIANTES EN POBREZAENSEÑANZA REMOTA COMO ALTERNATIVA OBLIGADA: ESCUELA PÚBLICA BAJO AMENAZA? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez. As bibliotecas na Instrução Pública no Maranhão Império: livros, leituras e leitores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270035.  Epub 11-Nov-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270035.

Neste artigo, descrevem-se as bibliotecas maranhenses no período imperial como espaços de sociabilidade segundo sua natureza, função e projeção, analisando-se o seu papel na instrução pública na província do Maranhão. Identificam-se e comparam-se estratégias em uso pelo Gabinete Português de Leitura, pela Biblioteca Pública Provincial e pela Biblioteca Popular Maranhense para a sua instauração, funcionamento e acesso, que estimularam a formação de leitores e práticas de leituras distintas em públicos-alvo diferenciados. Utiliza-se a história cultural como abordagem teórico-metodológica, cruzando-se diferentes fontes: relatórios/ofícios dos presidentes da província e dos inspetores da instrução pública, leis e regulamentos da instrução, livros de minutas, a imprensa local e a literatura regional.

Palabras clave : história das bibliotecas; práticas leitoras; instrução pública; Maranhão Império.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )