SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Libraries in public education in Maranhão Empire: books, readings and readersThe scientific evidence-based approach to education in teacher education: retreat from the practice1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

RAVALLEC, Carmen Teresa Gabriel Le  and  CASTRO, Marcela de Moraes. Ensino remoto como uma alternativa obrigatória: escola públicasob ameaça?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270108.  Epub Nov 11, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270108.

O artigo inscreve-se nas disputas pela hegemonização de um sentido particular de escola pública democrática em tempos de coronavírus, nos quais o ensino remoto se tornou alternativa obrigatória para as políticas educacionais. Em diálogo com as contribuições teóricas pós-estruturalistas, o texto tem por objetivo analisar as disputas entre os processos de significação de termos como acesso universal, democracia, conhecimento escolar, relação com o saber e com a aprendizagem, mobilizados no Plano de Ação Pedagógico elaborado em 2020 pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. A análise desse documento curricular oferece evidências empíricas para a compreensão dos efeitos da intensificação, no contexto pandêmico atual, da articulação discursiva de interesses neoliberais que colocam a instituição escolar sob ameaça. Ao longo de nossa argumentação, buscamos explorar, para além da linguagem da denúncia, possibilidades de reinvenção para uma possível escola de depois.

Keywords : políticas educacionais; políticas de currículo; escola pública democrática; ensino remoto; contexto pandêmico.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )