SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27LAS BIBLIOTECAS EN LA INSTRUCCIÓN PÚBLICA EN EL MARANHÃO IMPERIO: LIBROS, LECTURAS Y LECTORESEL ENFOQUE DE LA EDUCACIÓN BASADO EN LA EVIDENCIA CIENTÍFICA DE LA FORMACIÓN DE PROFESORES: RETROCESO DE LA PRÁCTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RAVALLEC, Carmen Teresa Gabriel Le  y  CASTRO, Marcela de Moraes. Ensino remoto como uma alternativa obrigatória: escola públicasob ameaça?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270108.  Epub 11-Nov-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270108.

O artigo inscreve-se nas disputas pela hegemonização de um sentido particular de escola pública democrática em tempos de coronavírus, nos quais o ensino remoto se tornou alternativa obrigatória para as políticas educacionais. Em diálogo com as contribuições teóricas pós-estruturalistas, o texto tem por objetivo analisar as disputas entre os processos de significação de termos como acesso universal, democracia, conhecimento escolar, relação com o saber e com a aprendizagem, mobilizados no Plano de Ação Pedagógico elaborado em 2020 pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. A análise desse documento curricular oferece evidências empíricas para a compreensão dos efeitos da intensificação, no contexto pandêmico atual, da articulação discursiva de interesses neoliberais que colocam a instituição escolar sob ameaça. Ao longo de nossa argumentação, buscamos explorar, para além da linguagem da denúncia, possibilidades de reinvenção para uma possível escola de depois.

Palabras clave : políticas educacionais; políticas de currículo; escola pública democrática; ensino remoto; contexto pandêmico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )