SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27ENSEÑANZA REMOTA COMO ALTERNATIVA OBLIGADA: ESCUELA PÚBLICA BAJO AMENAZA?EMPODERAMIENTO PROFESIONAL DE LAS PROFESORAS DE ALFABETIZACIÓN EN SESIONES VIRTUALES COLABORATIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz  y  CENCI, Ângelo Vitório. A abordagem da educação baseada em evidências científicas na formação de professores: recuo da prática1. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270106.  Epub 24-Nov-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270106.

O artigo apresenta o olhar de especialistas da educação brasileira sobre a abordagem da educação baseada em evidências na formação dos professores. Utilizando-se da hermenêutica reconstrutiva de Habermas (1987), explicita o resultado de um questionário que inquiriu especialistas da educação sobre o sentido da abordagem quando tratamos da formação de professores. Dos 25 pesquisadores consultados, quatro posicionaram-se favoravelmente à proposta, enquanto 21 foram contrários. Considerando-se que o Conselho Nacional de Educação vem protagonizando políticas de educação de forma unidirecional e sem oportunizar o contraditório, o propósito da pesquisa foi abrir um espaço de discussão sobre o assunto, trazendo à luz os silenciamentos presentes na proposta. Em síntese, a maioria dos pesquisadores afirma que a legitimidade da formação de professores compreende intencionalidade e envolve postura ética, contexto e formação humana que não se constrói sobre nem brota de fatos empíricos, simplesmente.

Palabras clave : educação por evidências; hermenêutica reconstrutiva; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )