SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A abordagem da educação baseada em evidências científicas na formação de professores: recuo da prática1A circularidade da equipe dirigente do Ministério da Educação dos governos de Fernando Henrique Cardoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, Wagner Rodrigues  e  CAMPOS, Leonilde. Empoderamento profissional de alfabetizadoras em sessões virtuais colaborativas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270114.  Epub 24-Nov-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270114.

Neste artigo, duas situações educativas interconectadas são investigadas. Tais situações ocorreram no ensino remoto de um componente curricular para formação inicial de alfabetizadoras. A primeira corresponde a sessões virtuais com exposição de uma professora sobre a própria prática alfabetizadora implementada numa escola pública. A segunda, à produção de relatos reflexivos sobre as referidas sessões escritos pelas professoras em formação inicial. Assume-se a abordagem qualitativa para a análise dos dados e caracteriza-se o estudo como uma pesquisa participante. Essa última se justifica pela natureza do trabalho colaborativo responsável pelo empoderamento mútuo dos envolvidos. Entre os resultados produzidos, há o fato de os participantes terem ressignificado as representações negativas compartilhadas por eles em torno das instituições educativas representadas na pesquisa.

Palavras-chave : ensino remoto; escrita reflexiva; formação de professores; universidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )