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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio  y  NEGREIROS, Heitor Lopes. A circularidade da equipe dirigente do Ministério da Educação dos governos de Fernando Henrique Cardoso. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270112.  Epub 11-Nov-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270112.

Este artigo analisa a circularidade da Equipe Dirigente do Ministério da Educação dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995–2002). Tem como fundamentação teórico-metodológica a análise crítico-documental, em Marc Bloch, e busca, nas teorizações de Jean-François Sirinelli, a compreensão dos intelectuais. Utiliza, como ferramenta de auxílio, o software Gephi. Assume como fontes os currículos Lattes e pesquisa no Google. A periodização foi dividida em dois momentos: até 2002, para compreender a influência da circularidade antes e durante a ocupação do lugar de poder; e a partir de 2003, para entender os espaços que passaram a circular com o fim do governo. Os resultados apontam uma circularidade consonante a uma cultura político-educacional firmada nas recomendações dos organismos multilaterais, assim como a continuidade dessa cultura política após o término do governo e as influências dos intelectuais nas políticas educacionais graças aos espaços em que passaram a circular.

Palabras clave : educação; cultura política; equipe dirigente.

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