SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27LA CIRCULARIDAD DEL EQUIPO DIRECTIVO DEL MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE LOS GOBIERNOS DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSOCOVID-19, ESCUELAS E INFANCIA EN BRASIL: POLÉMICAS CIENTÍFICAS, POLÍTICAS Y EMOCIONALES EN ESCENA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

NUNEZ-SOTELO, Edita  y  CRUZ, Mauricio López. CONTRIBUIÇÕES DE DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO ACESSÍVEL PARA ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270126.  Epub 22-Dic-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270126.

Com base no crescente interesse na contribuição do desenho universal para a aprendizagem, esta pesquisa propôs examinar até que ponto os componentes do currículo planejado a partir desta abordagem contribuem para a acessibilidade curricular e flexibilidade. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura do período 2014-2019 nas bases de dados Web of Science, ERIC, Scopus e ProQuest Central. Os resultados mostram que garantir a acessibilidade requer a aplicação do desenho universal para a aprendizagem com uma utilização harmoniosa de todos os seus princípios em cada um dos componentes do currículo, com ênfase especial em facilitar a expressão da aprendizagem estratégica para a resolução de problemas. Discutimos como o redesenho curricular a partir desta perspectiva oferece novas opções de apoio ao aprendizado dos estudantes que favorecem o uso de recursos semióticos multimodais.

Palabras clave : desenho universal para aprendizagem; educação inclusiva; currículo; redesenho curricular; apoios.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )