SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Contribuciones del diseño universal para el aprendizaje a la implementación de un currículo accesible para estudiantes con y sin discapacidad intelectualMIENTRAS USTED (NO) DORMÍA: NEGOCIACIÓN DE TIEMPOS, RUTINAS Y RITMOS EN EL PROCESO DE TRANSICIÓN DEL BEBÉ A LA GUARDERÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PIRES, Flávia Ferreira; CARNEIRO, Rosamaria Giatti  y  SARAIVA, Marina Rebeca de Oliveira. Covid-19, escolas e infâncias no Brasil: controvérsias científicas, políticas e emocionais em cena. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270119.  Epub 22-Dic-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270119.

Durante o ano de 2020, no Brasil, as escolas permaneceram fechadas e as crianças em casa; junto delas estiveram suas mães ou cuidadores, conjugando a casa e a vida profissional. Este artigo tem por propósito descrever as relações entre mães, escolas e crianças com base no debate sobre as noções de cuidado, trabalho, neoliberalismo e emoções, tendo como ponto de partida a ideia de que essas relações, a princípio, tão ordinárias, durante o primeiro ano da pandemia de Sars-Cov-2 19, descortinaram uma dimensão extraordinária de sua interface e importância para toda a manutenção da vida social. Nesse sentido, explora uma interface de campos que interessam às ciências sociais e que, por isso, lhe destacam, inclusive, a originalidade e a importância investigativa. Para tanto, foram consideradas notícias de mídia, artigos científicos, diálogos empreendidos em redes sociais e entrevistas com interlocutoras de pesquisas etnográficas em andamento.

Palabras clave : pandemia Covid-19; escolas; mães; crianças; emoções.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )