SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27CONTRIBUIÇÕES DE DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO ACESSÍVEL PARA ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIA INTELECTUALEnquanto você (não) dormia: tempos, rotinas e ritmos em negociação no processo de transição do bebê à creche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PIRES, Flávia Ferreira; CARNEIRO, Rosamaria Giatti  e  SARAIVA, Marina Rebeca de Oliveira. Covid-19, escolas e infâncias no Brasil: controvérsias científicas, políticas e emocionais em cena. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270119.  Epub 22-Dez-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270119.

Durante o ano de 2020, no Brasil, as escolas permaneceram fechadas e as crianças em casa; junto delas estiveram suas mães ou cuidadores, conjugando a casa e a vida profissional. Este artigo tem por propósito descrever as relações entre mães, escolas e crianças com base no debate sobre as noções de cuidado, trabalho, neoliberalismo e emoções, tendo como ponto de partida a ideia de que essas relações, a princípio, tão ordinárias, durante o primeiro ano da pandemia de Sars-Cov-2 19, descortinaram uma dimensão extraordinária de sua interface e importância para toda a manutenção da vida social. Nesse sentido, explora uma interface de campos que interessam às ciências sociais e que, por isso, lhe destacam, inclusive, a originalidade e a importância investigativa. Para tanto, foram consideradas notícias de mídia, artigos científicos, diálogos empreendidos em redes sociais e entrevistas com interlocutoras de pesquisas etnográficas em andamento.

Palavras-chave : pandemia Covid-19; escolas; mães; crianças; emoções.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )