SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Covid-19, escolas e infâncias no Brasil: controvérsias científicas, políticas e emocionais em cenaOcupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: sujeitos e trajetórias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

COSTA, Natália Meireles Santos da; DENTZ, Marisa von  e  AMORIM, Katia de Souza. Enquanto você (não) dormia: tempos, rotinas e ritmos em negociação no processo de transição do bebê à creche. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270116.  Epub 23-Dez-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270116.

O ingresso de bebês em instituições de educação infantil é um fenômeno crescente que vem ganhando maior interesse de pesquisadores. Contudo, para além do foco na separação materna, o campo ainda precisa avançar na noção da transição como um processo de entrecruzamento entre os contextos casa-creche, sendo um dos seus elementos constitutivos as múltiplas dimensões temporais, cultural e socialmente circunscritas, que se estabelecem a partir de um novo cotidiano. Com base em uma abordagem histórico-cultural, discutimos o processo de transição de um bebê-focal do ponto de vista da negociação relacional frente aos (des)compassos de tempos, rotinas e ritmos que se materializam no tempo presente da instituição. Entre os diferentes elementos, o recorte temático estará centrado nas rotinas de sono.

Palavras-chave : transição; creche; bebê; tempo; rotinas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )