SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Students’ occupations in Brazil in 2015 and 2016: subjects and trajectoriesConnected Education Innovation Program: a new national policy for the use of digital technologies in public schools in Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FARIA, Paula Maria Ferreira de  and  CAMARGO, Denise de. Metassíntese: revisão sistemática qualitativa na área da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270122.  Epub Dec 21, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270122.

Diante da necessidade de desenvolver estudos qualitativos que possam subsidiar a tomada de decisões na área educacional e como forma de promover o desenvolvimento de pesquisas teóricas consistentes na área da Educação, este artigo apresenta a metassíntese, modalidade de revisão sistemática qualitativa que consiste em um processo complexo e delicado de integração interpretativa dos resultados de estudos qualitativos primários, alcançando um nível de compreensão teórica abrangente e profundo. O artigo descreve o conceito e as etapas para a realização de metassínteses e apresenta contribuições desenvolvidas pelas autoras no sentido de facilitar a organização e a síntese dos dados em metassínteses, colaborando para a realização de revisões de literatura consistentes e de qualidade, concordes aos pressupostos da pesquisa qualitativa em Educação.

Keywords : metassíntese; pesquisa qualitativa; revisão sistemática; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )