SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27OCUPACIONES ESCOLARES EN BRASIL EN 2015 Y 2016: SUJETOS Y TRAYECTORIASPROGRAMA DE INNOVACIÓN EDUCACIÓN CONECTADA: LA NUEVA POLÍTICA NACIONAL PARA EL USO DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES EN ESCUELAS PÚBLICAS DEL AMAZONAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FARIA, Paula Maria Ferreira de  y  CAMARGO, Denise de. Metassíntese: revisão sistemática qualitativa na área da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270122.  Epub 21-Dic-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270122.

Diante da necessidade de desenvolver estudos qualitativos que possam subsidiar a tomada de decisões na área educacional e como forma de promover o desenvolvimento de pesquisas teóricas consistentes na área da Educação, este artigo apresenta a metassíntese, modalidade de revisão sistemática qualitativa que consiste em um processo complexo e delicado de integração interpretativa dos resultados de estudos qualitativos primários, alcançando um nível de compreensão teórica abrangente e profundo. O artigo descreve o conceito e as etapas para a realização de metassínteses e apresenta contribuições desenvolvidas pelas autoras no sentido de facilitar a organização e a síntese dos dados em metassínteses, colaborando para a realização de revisões de literatura consistentes e de qualidade, concordes aos pressupostos da pesquisa qualitativa em Educação.

Palabras clave : metassíntese; pesquisa qualitativa; revisão sistemática; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )