SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: sujeitos e trajetóriasPrograma de inovação educação conectada: a nova política nacional para o uso das tecnologias digitais nas escolas públicas no Amazonas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FARIA, Paula Maria Ferreira de  e  CAMARGO, Denise de. Metassíntese: revisão sistemática qualitativa na área da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270122.  Epub 21-Dez-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270122.

Diante da necessidade de desenvolver estudos qualitativos que possam subsidiar a tomada de decisões na área educacional e como forma de promover o desenvolvimento de pesquisas teóricas consistentes na área da Educação, este artigo apresenta a metassíntese, modalidade de revisão sistemática qualitativa que consiste em um processo complexo e delicado de integração interpretativa dos resultados de estudos qualitativos primários, alcançando um nível de compreensão teórica abrangente e profundo. O artigo descreve o conceito e as etapas para a realização de metassínteses e apresenta contribuições desenvolvidas pelas autoras no sentido de facilitar a organização e a síntese dos dados em metassínteses, colaborando para a realização de revisões de literatura consistentes e de qualidade, concordes aos pressupostos da pesquisa qualitativa em Educação.

Palavras-chave : metassíntese; pesquisa qualitativa; revisão sistemática; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )