SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Connected Education Innovation Program: a new national policy for the use of digital technologies in public schools in AmazonPHOTOGRAPHY IN THE DEVELOPMENT OF CHILDREN’S IDENTITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION AT CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA LÚCIA, IN PRESIDENT KENNEDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MENDONCA, Lurian Dionizio; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho  and  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Atividades de enriquecimento vivenciadas por estudantes com altas habilidades/superdotação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270127.  Epub Dec 21, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270127.

Os estudantes com altas habilidades/superdotação se destacam por sua inteligência superior ou por um talento especial, em diferentes áreas do conhecimento, necessitando de atendimento especializado. As atividades de enriquecimento são alternativas educacionais previstas para atender esse público. Pretendeu-se na presente pesquisa descrever as atividades de enriquecimento vivenciadas por estudantes com altas habilidades/superdotação a partir do relato dos próprios estudantes, seus familiares e professores. Foram elaborados e aplicados questionários e protocolos específicos para cada grupo de informantes. Como resultados, verificou-se que os estudantes frequentaram poucas atividades de enriquecimento, a maioria delas disponíveis em laboratórios de uma universidade. Com frequência, elas consistiram em atividades exploratórias, sem considerar o interesse e as habilidades dos estudantes, não atingindo os enriquecimentos do tipo II e III, segundo relatos de todos os segmentos.

Keywords : altas habilidades/superdotação; atividades de enriquecimento; educação especial.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )