SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Programa de inovação educação conectada: a nova política nacional para o uso das tecnologias digitais nas escolas públicas no AmazonasA fotografia no desenvolvimento da identidade da criança na educação infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Santa Lúcia, em Presidente Kennedy índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MENDONCA, Lurian Dionizio; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho  e  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Atividades de enriquecimento vivenciadas por estudantes com altas habilidades/superdotação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270127.  Epub 21-Dez-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270127.

Os estudantes com altas habilidades/superdotação se destacam por sua inteligência superior ou por um talento especial, em diferentes áreas do conhecimento, necessitando de atendimento especializado. As atividades de enriquecimento são alternativas educacionais previstas para atender esse público. Pretendeu-se na presente pesquisa descrever as atividades de enriquecimento vivenciadas por estudantes com altas habilidades/superdotação a partir do relato dos próprios estudantes, seus familiares e professores. Foram elaborados e aplicados questionários e protocolos específicos para cada grupo de informantes. Como resultados, verificou-se que os estudantes frequentaram poucas atividades de enriquecimento, a maioria delas disponíveis em laboratórios de uma universidade. Com frequência, elas consistiram em atividades exploratórias, sem considerar o interesse e as habilidades dos estudantes, não atingindo os enriquecimentos do tipo II e III, segundo relatos de todos os segmentos.

Palavras-chave : altas habilidades/superdotação; atividades de enriquecimento; educação especial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )