SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Enrichment activities experienced by students with high abilities/giftednessGoverning by numbers: Organisation for Economic Co-Operation and Development’s policy for basic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ANJOS, Marta Alessandra dos  and  BARRETO, Sônia Maria da Costa. A fotografia no desenvolvimento da identidade da criança na educação infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Santa Lúcia, em Presidente Kennedy. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270118.  Epub Dec 20, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270118.

Este artigo, de abordagem qualitativa, caracterizado como um estudo de caso, objetiva identificar como os professores da educação infantil tem inserido a fotografia em suas práticas pedagógicas no Centro Municipal de Educação Infantil Santa Lúcia, em Presidente Kennedy (ES). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada aplicada a oito docentes do Centro Municipal de Educação Infantil Santa Lúcia. A análise dos dados fundamentou-se em documentos elaborados pelo Ministério da Educação, como o Referencial Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum Curricular. Como produto final da dissertação que serviu de base para este artigo, elaborou-se uma cartilha com sugestões de atividades que utilizam a fotografia como recurso pedagógico para o desenvolvimento da identidade da criança. Os resultados revelam que a fotografia pode e deve ser inserida na educação infantil como um recurso pedagógico que auxilia o desenvolvimento das competências e habilidades da criança e a construção da sua identidade e autonomia.

Keywords : fotografia; educação infantil; identidade; desenvolvimento infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )