SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Atividades de enriquecimento vivenciadas por estudantes com altas habilidades/superdotaçãoGovernar por números: política da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico para a educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ANJOS, Marta Alessandra dos  e  BARRETO, Sônia Maria da Costa. A fotografia no desenvolvimento da identidade da criança na educação infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Santa Lúcia, em Presidente Kennedy. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270118.  Epub 20-Dez-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270118.

Este artigo, de abordagem qualitativa, caracterizado como um estudo de caso, objetiva identificar como os professores da educação infantil tem inserido a fotografia em suas práticas pedagógicas no Centro Municipal de Educação Infantil Santa Lúcia, em Presidente Kennedy (ES). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada aplicada a oito docentes do Centro Municipal de Educação Infantil Santa Lúcia. A análise dos dados fundamentou-se em documentos elaborados pelo Ministério da Educação, como o Referencial Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comum Curricular. Como produto final da dissertação que serviu de base para este artigo, elaborou-se uma cartilha com sugestões de atividades que utilizam a fotografia como recurso pedagógico para o desenvolvimento da identidade da criança. Os resultados revelam que a fotografia pode e deve ser inserida na educação infantil como um recurso pedagógico que auxilia o desenvolvimento das competências e habilidades da criança e a construção da sua identidade e autonomia.

Palavras-chave : fotografia; educação infantil; identidade; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )