SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27PHOTOGRAPHY IN THE DEVELOPMENT OF CHILDREN’S IDENTITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION AT CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA LÚCIA, IN PRESIDENT KENNEDYPublic and private schools: social representations of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVA, Maria Abádia da; SILVA, Maicon Donizete Andrade  and  FERREIRA, Neusa Sousa Rêgo. Governar por números: política da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico para a educação básica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270120.  Epub Dec 23, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270120.

O artigo analisa os pressupostos teóricos do projeto Learning Compass 2030, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, direcionados à educação, com vistas à criação de um currículo escolar internacional por meio da definição de competências, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores comuns. Ao utilizar a metáfora da bússola como inspiração metodológica e ideológica, difunde-se a flexibilidade curricular, a aprendizagem ao longo da vida, a proposta de aprender a aprender e a autonomia, e antecipam-se as necessidades futuras e opções de trabalho dos estudantes. Defende-se ainda que termos, vocábulos, concepções, linguagem escrita e finalidades inscritos na Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio estão alinhados com proposições, concepções e interesses corporativos e mercantis, além de sistematizar um universo pragmático, instrumental, funcionalista e competitivo para a educação básica brasileira.

Keywords : educação básica; BNCC-OCDE; pedagogias das competências.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )