SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27FOTOGRAFÍA EN EL DESARROLLO DE LA IDENTIDAD INFANTIL EN EDUCACIÓN INFANTIL EN CENTRO MUWNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA LÚCIA, EN PRESIDENTE KENNEDYESCUELAS PÚBLICAS Y PARTICULAR: REPRESENTACIONES SOCIALES DE LOS PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVA, Maria Abádia da; SILVA, Maicon Donizete Andrade  y  FERREIRA, Neusa Sousa Rêgo. Governar por números: política da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico para a educação básica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270120.  Epub 23-Dic-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270120.

O artigo analisa os pressupostos teóricos do projeto Learning Compass 2030, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, direcionados à educação, com vistas à criação de um currículo escolar internacional por meio da definição de competências, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores comuns. Ao utilizar a metáfora da bússola como inspiração metodológica e ideológica, difunde-se a flexibilidade curricular, a aprendizagem ao longo da vida, a proposta de aprender a aprender e a autonomia, e antecipam-se as necessidades futuras e opções de trabalho dos estudantes. Defende-se ainda que termos, vocábulos, concepções, linguagem escrita e finalidades inscritos na Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio estão alinhados com proposições, concepções e interesses corporativos e mercantis, além de sistematizar um universo pragmático, instrumental, funcionalista e competitivo para a educação básica brasileira.

Palabras clave : educação básica; BNCC-OCDE; pedagogias das competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )