SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27GOBERNAR POR NÚMEROS: POLÍTICA DE LA ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICOS PARA LA EDUCACIÓN BÁSICAUNA MUJER DEL FIN DEL MUNDO EN LA ACADEMIA: APRENDIENDO DE LA TRAYECTORIA ‘OUTSIDER WITHIN ‘ DE VIRGINIA BICUDO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

LEMOS, Érica Fernanda Ursulino  y  FERNANDES, Janaína da Silva Gonçalves. Escolas pública e particular: representações sociais de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270110.  Epub 23-Dic-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270110.

O objetivo desta pesquisa é identificar as representações sociais de professores sobre a escola pública e a particular. Foram aplicados questionários com questões fechadas e abertas para 87 professores que atuam em instituições de ensino formal na região metropolitana de São Paulo. Os dados foram analisados com o apoio da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados apontaram elementos representacionais a respeito da escola pública sobre a falta de compromisso dos pais, a imposição e falta de apoio governamental, a falta de recursos e investimentos, o ensino gratuito e a desvalorização do professor. No que se refere à escola particular, esses professores indicaram a existência de suporte institucional e dos pais, de condições financeiras, de ensino-aprendizagem pago, de conteúdo apostilado e de conhecimentos para o mercado de trabalho. Espera-se que as discussões desses resultados contribuam para se pensar políticas educacionais eficazes para os dois segmentos.

Palabras clave : docente; educação; pesquisa qualitativa; representação social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )