SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27ESCUELAS PÚBLICAS Y PARTICULAR: REPRESENTACIONES SOCIALES DE LOS PROFESORESCONOCIMIENTO PROFESIONAL DOCENTE Y FORMACIÓN DE PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SANTOS, Vitailma Conceição  y  SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. Uma “mulher do fim do mundo” na academia: aprendendo com a trajetória outsider within de Virgínia Bicudo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270123.  Epub 21-Dic-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270123.

Com base nos dados recuperados da história de vida de Virgínia Bicudo, objetivamos, neste ensaio, explicitar os intercruzamentos entre as contribuições acadêmicas da autora e a sua vivência de mulher negra, cotejando esses aspectos à luz do conceito de outsider within, de Patricia Hill Collins. A análise aqui proposta tencionou demonstrar que a autora, pela adoção de uma concepção biopsicossocial do ser humano tanto nas ciências sociais quanto na psicanálise, pode ser vista como uma outsider within por ter construído uma teoria social crítica e contra-hegemônica, dadas as inquietações sobre a realidade social brasileira advindas da sua própria experiência. Tal perspectiva é atestada na recuperação recente do seu legado e na crítica aos processos de silenciamento embebidos em opressões interseccionais, aos quais sua produção foi submetida.

Palabras clave : outsider within; feminismo negro; Virgínia Bicudo; decolonialidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )