SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27UNA MUJER DEL FIN DEL MUNDO EN LA ACADEMIA: APRENDIENDO DE LA TRAYECTORIA ‘OUTSIDER WITHIN ‘ DE VIRGINIA BICUDO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

NOVOA, António. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270129.  Epub 20-Dic-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270129.

Este artigo encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, argumenta-se que a questão central da formação de professores reside num “terceiro género de conhecimento”, designado por conhecimento profissional docente. Na segunda parte, ensaia-se a definição desse conhecimento, com base nos conceitos de contingente, coletivo e público, e retiram-se consequências para a formação de professores nos planos institucional, profissional e público. A terceira parte é dedicada à análise dessas consequências, referindo-se à necessidade de um “terceiro lugar” institucional, de um reforço do coletivo docente e de uma projeção pública dos professores. Numa breve conclusão, reitera-se que os novos modelos de formação de professores devem assentar no conhecimento profissional docente.

Palabras clave : conhecimento profissional docente; desenvolvimento profissional docente; formação de professores; profissão docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )