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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
NOVOA, António. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270129. Epub 20-Dic-2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270129.
Este artigo encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, argumenta-se que a questão central da formação de professores reside num “terceiro género de conhecimento”, designado por conhecimento profissional docente. Na segunda parte, ensaia-se a definição desse conhecimento, com base nos conceitos de contingente, coletivo e público, e retiram-se consequências para a formação de professores nos planos institucional, profissional e público. A terceira parte é dedicada à análise dessas consequências, referindo-se à necessidade de um “terceiro lugar” institucional, de um reforço do coletivo docente e de uma projeção pública dos professores. Numa breve conclusão, reitera-se que os novos modelos de formação de professores devem assentar no conhecimento profissional docente.
Palabras clave : conhecimento profissional docente; desenvolvimento profissional docente; formação de professores; profissão docente.