SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Uma “mulher do fim do mundo” na academia: aprendendo com a trajetória outsider within de Virgínia Bicudo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

NOVOA, António. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270129.  Epub 20-Dez-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270129.

Este artigo encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, argumenta-se que a questão central da formação de professores reside num “terceiro género de conhecimento”, designado por conhecimento profissional docente. Na segunda parte, ensaia-se a definição desse conhecimento, com base nos conceitos de contingente, coletivo e público, e retiram-se consequências para a formação de professores nos planos institucional, profissional e público. A terceira parte é dedicada à análise dessas consequências, referindo-se à necessidade de um “terceiro lugar” institucional, de um reforço do coletivo docente e de uma projeção pública dos professores. Numa breve conclusão, reitera-se que os novos modelos de formação de professores devem assentar no conhecimento profissional docente.

Palavras-chave : conhecimento profissional docente; desenvolvimento profissional docente; formação de professores; profissão docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )