SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Stress in undergraduate students: knowing the effect of remote activities in the pandemic daily routine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

COSTA, Raquel Lima Silva. Neurociência e aprendizagem. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280010.  Epub Jan 18, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022280010.

De enfoque teórico, o presente artigo apresenta noções da neurociência, como neuroplasticidade e funções nervosas superiores (atenção, memória, motivação, emoções e funções executivas), estabelecendo relações entre elas e a aprendizagem. Assim, a partir de revisão de literatura e síntese das informações, temos por principal objetivo articular as contribuições da neurociência às práticas pedagógicas. Ao fazê-lo, esperamos contribuir para reflexões voltadas à promoção de aprendizagens ainda mais significativas aos estudantes.

Keywords : neurociência; educação; neuroplasticidade; funções nervosas superiores; aprendizagem significativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )