SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28ESTRÉS EN UNIVERSITARIOS: CONOCIENDO EL EFECTO DE LAS ACTIVIDADES REMOTAS EN LA VIDA DIARIA DE LA PANDEMIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

COSTA, Raquel Lima Silva. Neurociência e aprendizagem. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280010.  Epub 18-Ene-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022280010.

De enfoque teórico, o presente artigo apresenta noções da neurociência, como neuroplasticidade e funções nervosas superiores (atenção, memória, motivação, emoções e funções executivas), estabelecendo relações entre elas e a aprendizagem. Assim, a partir de revisão de literatura e síntese das informações, temos por principal objetivo articular as contribuições da neurociência às práticas pedagógicas. Ao fazê-lo, esperamos contribuir para reflexões voltadas à promoção de aprendizagens ainda mais significativas aos estudantes.

Palabras clave : neurociência; educação; neuroplasticidade; funções nervosas superiores; aprendizagem significativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )