SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Estresse em universitários: conhecendo o efeito das atividades remotas no cotidiano pandêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

COSTA, Raquel Lima Silva. Neurociência e aprendizagem. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280010.  Epub 18-Jan-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022280010.

De enfoque teórico, o presente artigo apresenta noções da neurociência, como neuroplasticidade e funções nervosas superiores (atenção, memória, motivação, emoções e funções executivas), estabelecendo relações entre elas e a aprendizagem. Assim, a partir de revisão de literatura e síntese das informações, temos por principal objetivo articular as contribuições da neurociência às práticas pedagógicas. Ao fazê-lo, esperamos contribuir para reflexões voltadas à promoção de aprendizagens ainda mais significativas aos estudantes.

Palavras-chave : neurociência; educação; neuroplasticidade; funções nervosas superiores; aprendizagem significativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )