SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28NEUROSCIENCE AND LEARNINGAcknowledgments in thesis and dissertations in the area of Education: a little bit of me, a little bit of us author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FREIRES, Leogildo Alves et al. Estresse em universitários: conhecendo o efeito das atividades remotas no cotidiano pandêmico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280006.  Epub Jan 20, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280006.

A pandemia do coronavírus trouxe uma ruptura sem precedentes à sociedade, com isso, os impactos fomentados pela crise também se estenderam para as instituições de ensino. O objetivo deste trabalho foi investigar se as atividades de ensino superior podem ser consideradas um fator estressor no contexto pandêmico. A amostra foi constituída por 136 alunos com atividades acadêmicas remotas e 131 com atividades acadêmicas suspensas, os quais responderam um questionário sociodemográfico e uma pergunta aberta sobre os fatores que têm elevado o seu nível de estresse nos meses de abril, maio, junho e julho de 2020. Os corpora textuais foram processados com o auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Como resultados, observaram-se diversos fatores estressores relacionados ou não com as atividades acadêmicas para ambos os grupos, embora a realização de atividades acadêmicas digitais tenha sido apontada com grande frequência. Assim, as atividades acadêmicas digitais estão relacionadas com o nível de estresse entre os alunos.

Keywords : covid-19; estresse; atividades remotas; ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )