SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28NEUROCIENCIA Y APRENDIZAJERECONOCIMIENTOS EN TESIS Y DISERTACIONES EN EL ÁREA DE EDUCACIÓN: UN POQUITO DE MÍ, UN POQUITO DE NOSOTROS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FREIRES, Leogildo Alves et al. Estresse em universitários: conhecendo o efeito das atividades remotas no cotidiano pandêmico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280006.  Epub 20-Ene-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280006.

A pandemia do coronavírus trouxe uma ruptura sem precedentes à sociedade, com isso, os impactos fomentados pela crise também se estenderam para as instituições de ensino. O objetivo deste trabalho foi investigar se as atividades de ensino superior podem ser consideradas um fator estressor no contexto pandêmico. A amostra foi constituída por 136 alunos com atividades acadêmicas remotas e 131 com atividades acadêmicas suspensas, os quais responderam um questionário sociodemográfico e uma pergunta aberta sobre os fatores que têm elevado o seu nível de estresse nos meses de abril, maio, junho e julho de 2020. Os corpora textuais foram processados com o auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Como resultados, observaram-se diversos fatores estressores relacionados ou não com as atividades acadêmicas para ambos os grupos, embora a realização de atividades acadêmicas digitais tenha sido apontada com grande frequência. Assim, as atividades acadêmicas digitais estão relacionadas com o nível de estresse entre os alunos.

Palabras clave : covid-19; estresse; atividades remotas; ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )