SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Stress in undergraduate students: knowing the effect of remote activities in the pandemic daily routineEducational relationship at the daycare as a form of positive parenting: contributions from an ethnography in daycare centers in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FERREIRA, Luciana Haddad; AGUIAR, Thiago Borges de  and  BOLLIS, Renata Augusta Ré. Agradecimentos em teses e dissertações da área de Educação: um pouco de mim, um pouco de nós. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280001.  Epub Jan 19, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280001.

Neste artigo, refletimos sobre a escrita de agradecimentos em teses e dissertações na área de educação. Selecionamos uma amostra de textos de cinco programas de pós-graduação de universidades públicas, um em cada região do país. Fizemos uma leitura indiciária dos textos, partindo do caráter autobiográfico e narrativo desse tipo de escrita. Encontramos aspectos ligados à religiosidade; relações afetivas e familiares; convivência com o orientador, professores e funcionários da universidade; vínculos de amizade e coleguismo; e apoio de agências de fomento. Sinalizamos marcas de reconhecimento das dificuldades e a persistência na pesquisa e escrita; formalidade, ironia ou estratégia de protesto; a reflexão do percurso; e a percepção do próprio processo formativo. Concluímos com o caráter político da escrita dos agradecimentos, considerando seu compromisso social com a produção do conhecimento e com o processo coletivo e humanizador do trabalho investigativo em educação.

Keywords : agradecimentos; produção acadêmica; escritas (auto)biográficas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )