SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28ESTRÉS EN UNIVERSITARIOS: CONOCIENDO EL EFECTO DE LAS ACTIVIDADES REMOTAS EN LA VIDA DIARIA DE LA PANDEMIALA RELACIÓN EDUCATIVA EN LA GUARDERÍA COMO FORMA DE PARENTALIDAD POSITIVA: APORTES DE UNA ETNOGRAFÍA POR GUARDERÍAS DE PORTUGAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FERREIRA, Luciana Haddad; AGUIAR, Thiago Borges de  y  BOLLIS, Renata Augusta Ré. Agradecimentos em teses e dissertações da área de Educação: um pouco de mim, um pouco de nós. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280001.  Epub 19-Ene-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280001.

Neste artigo, refletimos sobre a escrita de agradecimentos em teses e dissertações na área de educação. Selecionamos uma amostra de textos de cinco programas de pós-graduação de universidades públicas, um em cada região do país. Fizemos uma leitura indiciária dos textos, partindo do caráter autobiográfico e narrativo desse tipo de escrita. Encontramos aspectos ligados à religiosidade; relações afetivas e familiares; convivência com o orientador, professores e funcionários da universidade; vínculos de amizade e coleguismo; e apoio de agências de fomento. Sinalizamos marcas de reconhecimento das dificuldades e a persistência na pesquisa e escrita; formalidade, ironia ou estratégia de protesto; a reflexão do percurso; e a percepção do próprio processo formativo. Concluímos com o caráter político da escrita dos agradecimentos, considerando seu compromisso social com a produção do conhecimento e com o processo coletivo e humanizador do trabalho investigativo em educação.

Palabras clave : agradecimentos; produção acadêmica; escritas (auto)biográficas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )