SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Estresse em universitários: conhecendo o efeito das atividades remotas no cotidiano pandêmicoA relação educativa na creche como forma de parentalidade positiva: contributos de uma etnografia em creches de Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FERREIRA, Luciana Haddad; AGUIAR, Thiago Borges de  e  BOLLIS, Renata Augusta Ré. Agradecimentos em teses e dissertações da área de Educação: um pouco de mim, um pouco de nós. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280001.  Epub 19-Jan-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280001.

Neste artigo, refletimos sobre a escrita de agradecimentos em teses e dissertações na área de educação. Selecionamos uma amostra de textos de cinco programas de pós-graduação de universidades públicas, um em cada região do país. Fizemos uma leitura indiciária dos textos, partindo do caráter autobiográfico e narrativo desse tipo de escrita. Encontramos aspectos ligados à religiosidade; relações afetivas e familiares; convivência com o orientador, professores e funcionários da universidade; vínculos de amizade e coleguismo; e apoio de agências de fomento. Sinalizamos marcas de reconhecimento das dificuldades e a persistência na pesquisa e escrita; formalidade, ironia ou estratégia de protesto; a reflexão do percurso; e a percepção do próprio processo formativo. Concluímos com o caráter político da escrita dos agradecimentos, considerando seu compromisso social com a produção do conhecimento e com o processo coletivo e humanizador do trabalho investigativo em educação.

Palavras-chave : agradecimentos; produção acadêmica; escritas (auto)biográficas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )