SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Acknowledgments in thesis and dissertations in the area of Education: a little bit of me, a little bit of usTHE PROFESSIONAL IDENTITY OF ADULT EDUCATORS: DIVERSITY AND COMPLEXITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ROCHA, Cristina  and  ARAUJO, Gervásio. A relação educativa na creche como forma de parentalidade positiva: contributos de uma etnografia em creches de Portugal. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280003.  Epub Jan 20, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280003.

O artigo baseia-se numa observação etnográfica exploratória em quatro creches acolhendo crianças dos 3 meses aos 3 anos na cidade do Porto, em Portugal. O roteiro da observação etnográfica e da escrita foram os princípios da parentalidade positiva. Sendo psiquiatras, preocupados com a transmissão intergeracional dos transtornos que afetam a saúde mental a partir da infância, focamo-nos nas interações dos adultos com as crianças - educadoras de infância e auxiliares de educação. O objetivo foi alargar o âmbito da parentalidade positiva e evidenciar a importância dos seus princípios na relação entre profissionais de educação e crianças pequenas na creche. Salientam-se, como principais resultados, que os princípios da parentalidade positiva - conhecer, proteger e dialogar com a criança - estão, de uma maneira geral, presentes nas creches, ainda que não explicitados, e apresentam variâncias segundo o ambiente educativo de cada instituição, o qual é permeável ao meio social de origem das crianças.

Keywords : parentalidade positiva; creches; prevenção primária; transtornos intergeracionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )