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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ROCHA, Cristina  y  ARAUJO, Gervásio. A relação educativa na creche como forma de parentalidade positiva: contributos de uma etnografia em creches de Portugal. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280003.  Epub 20-Ene-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280003.

O artigo baseia-se numa observação etnográfica exploratória em quatro creches acolhendo crianças dos 3 meses aos 3 anos na cidade do Porto, em Portugal. O roteiro da observação etnográfica e da escrita foram os princípios da parentalidade positiva. Sendo psiquiatras, preocupados com a transmissão intergeracional dos transtornos que afetam a saúde mental a partir da infância, focamo-nos nas interações dos adultos com as crianças - educadoras de infância e auxiliares de educação. O objetivo foi alargar o âmbito da parentalidade positiva e evidenciar a importância dos seus princípios na relação entre profissionais de educação e crianças pequenas na creche. Salientam-se, como principais resultados, que os princípios da parentalidade positiva - conhecer, proteger e dialogar com a criança - estão, de uma maneira geral, presentes nas creches, ainda que não explicitados, e apresentam variâncias segundo o ambiente educativo de cada instituição, o qual é permeável ao meio social de origem das crianças.

Palabras clave : parentalidade positiva; creches; prevenção primária; transtornos intergeracionais.

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