SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Agradecimentos em teses e dissertações da área de Educação: um pouco de mim, um pouco de nósA identidade profissional de educadores de adultos: diversidade e complexidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ROCHA, Cristina  e  ARAUJO, Gervásio. A relação educativa na creche como forma de parentalidade positiva: contributos de uma etnografia em creches de Portugal. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280003.  Epub 20-Jan-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280003.

O artigo baseia-se numa observação etnográfica exploratória em quatro creches acolhendo crianças dos 3 meses aos 3 anos na cidade do Porto, em Portugal. O roteiro da observação etnográfica e da escrita foram os princípios da parentalidade positiva. Sendo psiquiatras, preocupados com a transmissão intergeracional dos transtornos que afetam a saúde mental a partir da infância, focamo-nos nas interações dos adultos com as crianças - educadoras de infância e auxiliares de educação. O objetivo foi alargar o âmbito da parentalidade positiva e evidenciar a importância dos seus princípios na relação entre profissionais de educação e crianças pequenas na creche. Salientam-se, como principais resultados, que os princípios da parentalidade positiva - conhecer, proteger e dialogar com a criança - estão, de uma maneira geral, presentes nas creches, ainda que não explicitados, e apresentam variâncias segundo o ambiente educativo de cada instituição, o qual é permeável ao meio social de origem das crianças.

Palavras-chave : parentalidade positiva; creches; prevenção primária; transtornos intergeracionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )