SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Educational relationship at the daycare as a form of positive parenting: contributions from an ethnography in daycare centers in Portugal(Self)critical reflexivity, decolonial Southern social/cognitive justice and affection in languages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PAULOS, Catarina Isabel Fonseca  and  CAVACO, Cármen. A identidade profissional de educadores de adultos: diversidade e complexidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280005.  Epub Jan 19, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280005.

Este artigo aborda a identidade profissional de educadores de adultos responsáveis pela implementação do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais em Portugal. A investigação filia-se na metodologia qualitativa, e a análise tem como base as narrativas provenientes de entrevistas biográficas realizadas com 30 educadores de adultos. Os dados empíricos revelam que a identidade profissional desses educadores de adultos encontra-se fragmentada. Nesse sentido, chegou-se a quatro categorias de identidades profissionais: os “psicólogos”, os “professores”, os “educadores” e os “nómadas”. As identidades “psicólogos” e “professores” são construídas a partir da formação de base dos educadores de adultos; a “educadores” é estruturada tendo como base o contexto profissional da educação de adultos; e a “nómadas” é o resultado da forma como alguns educadores de adultos incorporam as incertezas do mercado de trabalho com que se habituaram a lidar.

Keywords : educadores de adultos; identidade profissional; reconhecimento e validação de adquiridos experienciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )