SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28THE PROFESSIONAL IDENTITY OF ADULT EDUCATORS: DIVERSITY AND COMPLEXITYPEDAGOGICAL QUALITIES OF MAPUCHE EDUCATIONAL KNOWLEDGE FOR DIALOGUE WITH SCHOOL KNOWLEDGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

TAKAKI, Nara Hiroko. (AUTO)CRÍTICA REFLEXIVA, JUSTIÇA SOCIAL/COGNITIVA DECOLONIAL SULISTA E AFETO EM LINGUAGENS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280021.  Epub Feb 09, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280021.

Este artigo se propõe a delinear perspectivas educacionais críticas, enredadas na vida discursiva e ideológica, como importantes fundamentos para expandir a justiça social/cognitiva decolonial e sulista e os afetos. Visa também apresentar e discutir alguns resultados de um projeto de pesquisa, em andamento, com tema semelhante em tempos desde sempre dilemáticos. A metodologia prioriza processos qualitativos e interpretativos de construção de sentido alicerçada no lugar social de cada participante e no meu (como coordenadora deste projeto), com base nas teorias selecionadas. Duas noções freireanas se entrelaçam: a (auto)crítica reflexiva como um constante processo de ressignificações e a ecologia de conhecimentos. Ambas constituem um paradigma ético contemporâneo para a pesquisa de formação de professores de linguagens rumo à justiça social/cognitiva e ao afeto. Os resultados parciais evidenciam que a linguagem é usada como recurso político e afetivo nos engajamentos críticos dos participantes na construção de sentido enquanto tentam problematizar algumas das questões em discussão.

Keywords : linguagens; justiça social; pressupostos freireanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )