SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28LA IDENTIDAD PROFESIONAL DE LOS EDUCADORES DE ADULTOS: DIVERSIDAD Y COMPLEJIDADCualidades pedagógicas del saber educativo mapuche para el diálogo con el saber escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

TAKAKI, Nara Hiroko. (AUTO)CRÍTICA REFLEXIVA, JUSTIÇA SOCIAL/COGNITIVA DECOLONIAL SULISTA E AFETO EM LINGUAGENS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280021.  Epub 09-Feb-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280021.

Este artigo se propõe a delinear perspectivas educacionais críticas, enredadas na vida discursiva e ideológica, como importantes fundamentos para expandir a justiça social/cognitiva decolonial e sulista e os afetos. Visa também apresentar e discutir alguns resultados de um projeto de pesquisa, em andamento, com tema semelhante em tempos desde sempre dilemáticos. A metodologia prioriza processos qualitativos e interpretativos de construção de sentido alicerçada no lugar social de cada participante e no meu (como coordenadora deste projeto), com base nas teorias selecionadas. Duas noções freireanas se entrelaçam: a (auto)crítica reflexiva como um constante processo de ressignificações e a ecologia de conhecimentos. Ambas constituem um paradigma ético contemporâneo para a pesquisa de formação de professores de linguagens rumo à justiça social/cognitiva e ao afeto. Os resultados parciais evidenciam que a linguagem é usada como recurso político e afetivo nos engajamentos críticos dos participantes na construção de sentido enquanto tentam problematizar algumas das questões em discussão.

Palabras clave : linguagens; justiça social; pressupostos freireanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )