SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28(Self)critical reflexivity, decolonial Southern social/cognitive justice and affection in languagesResearch agenda in graduate programs (stricto sensu) in the theme Health Education in the period of 2015-2019 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

RAPIMAN, Daniel Quilaqueo  and  CUEVAS, Héctor Torres. QUALIDADES PEDAGÓGICAS DO CONHECIMENTO EDUCACIONAL DA MAPUCHE PARA O DIÁLOGO COM OS CONHECIMENTOS ESCOLARES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280016.  Epub Feb 08, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280016.

Este artigo analisa os resultados de uma pesquisa sobre a relação educacional família-territorial, a filiação de pessoas com memória social familiar e sua ancestralidade com relação às coletividades histórico-territoriais Mapuche. O referencial teórico considera os conceitos de memória social, coletividade histórica e kimeltuwün. A metodologia é descritiva analítica no âmbito da pesquisa educacional. Os resultados explicitam uma perspectiva social e cultural na construção do conhecimento a partir da intersubjetividade dos pais e kimche [sábio]. A análise dos resultados é realizada com base em duas dimensões: características atuais da educação mapuche e objetivos pedagógicos da ação educacional kimeltuwün.

Keywords : valor pedagógico; relação educacional; memória territorial familiar; novo contexto educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )