SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28(AUTO)CRÍTICA REFLEXIVA, JUSTICIA SOCIAL/COGNITIVO DECOLONIAL DEL SUR Y AFECTO EN LENGUASAGENDA DE INVESTIGACIÓN EN PROGRAMAS DE POSGRADO (STRICTO SENSU) EN EL TEMA EDUCACIÓN EN SALUD EN EL PERÍODO 2015-2019 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RAPIMAN, Daniel Quilaqueo  y  CUEVAS, Héctor Torres. QUALIDADES PEDAGÓGICAS DO CONHECIMENTO EDUCACIONAL DA MAPUCHE PARA O DIÁLOGO COM OS CONHECIMENTOS ESCOLARES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280016.  Epub 08-Feb-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280016.

Este artigo analisa os resultados de uma pesquisa sobre a relação educacional família-territorial, a filiação de pessoas com memória social familiar e sua ancestralidade com relação às coletividades histórico-territoriais Mapuche. O referencial teórico considera os conceitos de memória social, coletividade histórica e kimeltuwün. A metodologia é descritiva analítica no âmbito da pesquisa educacional. Os resultados explicitam uma perspectiva social e cultural na construção do conhecimento a partir da intersubjetividade dos pais e kimche [sábio]. A análise dos resultados é realizada com base em duas dimensões: características atuais da educação mapuche e objetivos pedagógicos da ação educacional kimeltuwün.

Palabras clave : valor pedagógico; relação educacional; memória territorial familiar; novo contexto educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )