SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28PEDAGOGICAL QUALITIES OF MAPUCHE EDUCATIONAL KNOWLEDGE FOR DIALOGUE WITH SCHOOL KNOWLEDGEIs remote teaching not “teaching”? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

OLIVEIRA, Dayzi Silva; BEZERRA, Fábio Marques  and  MENEZES, Vilde Gomes de. Agenda de pesquisa em programas de pós-graduação (stricto sensu) na temática Educação em Saúde no período 2015-2019. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280012.  Epub Feb 10, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280012.

Este trabalho teve como objetivo sistematizar a produção acadêmica referente à temática Educação em Saúde desenvolvida em programas de pós-graduação no Brasil. Por questões operacionais, optou-se pelo recorte quadrienal 2015-2019, mesmo período em que os programas de pós são avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O processo de sistematização realizou-se entre os meses de agosto e dezembro de 2020, utilizando-se da técnica de revisão integrativa com vistas à inclusão e à exclusão de documentos concernentes ao objetivo do estudo. Os dados indicam que a área de Educação apresentou uma performance muita baixa do ponto de vista da produção de teses e dissertações quando comparada com a área de Enfermagem por exemplo. Pôde-se indicar um distanciamento da área de Educação em relação ao tema Educação em Saúde. Conclui-se, portanto, que a temática focal deste estudo é pouco influenciada e/ou tem pouca contribuição da educação, o que pode constituir-se em um importante déficit para o desenvolvimento da temática Educação em Saúde no contexto brasileiro.

Keywords : educação; educação em saúde; estado do conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )