SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28QUALIDADES PEDAGÓGICAS DO CONHECIMENTO EDUCACIONAL DA MAPUCHE PARA O DIÁLOGO COM OS CONHECIMENTOS ESCOLARESEnsino remoto não é “ensino”? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

OLIVEIRA, Dayzi Silva; BEZERRA, Fábio Marques  e  MENEZES, Vilde Gomes de. Agenda de pesquisa em programas de pós-graduação (stricto sensu) na temática Educação em Saúde no período 2015-2019. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280012.  Epub 10-Fev-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280012.

Este trabalho teve como objetivo sistematizar a produção acadêmica referente à temática Educação em Saúde desenvolvida em programas de pós-graduação no Brasil. Por questões operacionais, optou-se pelo recorte quadrienal 2015-2019, mesmo período em que os programas de pós são avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O processo de sistematização realizou-se entre os meses de agosto e dezembro de 2020, utilizando-se da técnica de revisão integrativa com vistas à inclusão e à exclusão de documentos concernentes ao objetivo do estudo. Os dados indicam que a área de Educação apresentou uma performance muita baixa do ponto de vista da produção de teses e dissertações quando comparada com a área de Enfermagem por exemplo. Pôde-se indicar um distanciamento da área de Educação em relação ao tema Educação em Saúde. Conclui-se, portanto, que a temática focal deste estudo é pouco influenciada e/ou tem pouca contribuição da educação, o que pode constituir-se em um importante déficit para o desenvolvimento da temática Educação em Saúde no contexto brasileiro.

Palavras-chave : educação; educação em saúde; estado do conhecimento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )